Pavimentação entre Mandirituba e São José dos Pinhais avança para 40,5%

São José dos Pinhais

Obra de infraestrutura melhora a ligação entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba

A obra de pavimentação entre Mandirituba e São José dos Pinhais alcançou 40,5% de execução, segundo a Amep.

A obra de pavimentação em concreto entre Mandirituba e São José dos Pinhais alcançou 40,5% de execução, conforme atualização da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Este projeto, um dos principais na infraestrutura viária da Região Metropolitana de Curitiba, permanece dentro do cronograma e continua com frentes de trabalho em diversos trechos.

Andamento das obras

No Trecho 5, predominantemente em Mandirituba, a pavimentação rígida é o foco principal, enquanto as etapas de terraplenagem e drenagem também estão em andamento. Além disso, o Trecho 1, próximo ao acesso à BR-376, iniciou os serviços de terraplenagem para preparar o solo para a futura pavimentação e a construção de uma ciclofaixa.

Mobilidade e segurança

Nos próximos dias, está programada a implantação de ciclofaixas nos Trechos 2 e 4, complementando as obras voltadas à mobilidade ativa e à segurança de ciclistas e pedestres.

Impacto regional

Gilson Santos, diretor-presidente da Amep, ressaltou o impacto regional da nova ligação metropolitana, afirmando que “a obra segue em bom ritmo e dentro do planejamento técnico definido”. O investimento de R$ 96,8 milhões do Governo do Estado garante maior durabilidade e menor custo de manutenção utilizando tecnologia em pavimento de concreto. O projeto também contempla iluminação pública, drenagem e sinalização.

Conclusão da obra

A nova via conectará as rodovias BR-116 e BR-376, beneficiando Mandirituba, São José dos Pinhais, Quitandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro. A conclusão está prevista para agosto de 2026.

PUBLICIDADE

Relacionadas: