Operação revela esquema de lavagem envolvendo lojas de brinquedo, motéis e postos de combustíveis
Operação do MPSP e Polícia Civil expõe infiltração do PCC em negócios legais para lavagem de dinheiro.
Nesta quarta-feira (2), o MPSP (Ministério Público de São Paulo), a Polícia Civil e a Receita Federal deflagraram uma operação contra um esquema do PCC (Primeiro Comando da Capital) que utilizava lojas de brinquedo, com a venda de ursinhos de pelúcia, para lavar dinheiro do crime. A operação é mais uma na lista que expõe a profunda infiltração da facção no setor formal da economia.
A infiltração do PCC na economia
Nos últimos anos, investigações já apontaram que o PCC utiliza diversos negócios formais para dar aparência legal ao dinheiro do crime: postos de combustíveis, padarias, motéis, empresas de ônibus, mercado imobiliário, contratos de futebol, bets e fintechs. O PCC cresceu e se fortaleceu com o domínio do comércio de drogas em larga escala, desde sua fundação em meados dos anos 90.
Esquema de lavagem diversificado
As investigações apontam que os valores bilionários movimentados pelo PCC com o tráfico de drogas são usados no investimento em setores legais da economia, permitindo a lavagem do dinheiro e a obtenção de mais lucros. Entre os setores identificados estão:
- Setor Hoteleiro (motéis): Mais de 60 motéis registrados em nome de laranjas movimentaram R$ 450 milhões entre 2020 e 2024.
- Setor de combustíveis: Centenas de postos, com pelo menos 267 ativos, movimentaram mais de R$ 4,5 bilhões no mesmo período.
- Padarias e lojas de conveniência: Participaram do esquema para a lavagem do dinheiro, conforme a Operação Carbono Oculto.
- Setor imobiliário: Operações imobiliárias foram utilizadas para lavar dinheiro por meio da aquisição de imóveis caros.
Operações recentes e resultados
Uma operação deflagrada pelo MPSP em abril deste ano teve como alvo empresas de ônibus ligadas ao PCC, que transportam diariamente mais de 700 mil passageiros. Outro caso de destaque envolve a parceria entre o Corinthians e uma casa de apostas, levantando suspeitas de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Conclusão
O esquema revela como o PCC utiliza diversas frentes para ocultar suas atividades ilícitas. A operação atual visa desmantelar essa rede complexa e expor as relações entre crime organizado e setor formal da economia.