Pé-de-Meia: pagamento da 8ª parcela começa nesta segunda

Divulgação/MEC

Estudantes do ensino médio da rede pública recebem incentivo do programa federal

Início do pagamento da 8ª parcela do programa Pé-de-Meia acontece em 27 de outubro para estudantes da rede pública.

O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira (27/10), o pagamento da oitava parcela aos participantes do programa Pé-de-Meia de 2025. O pagamento ocorre para os estudantes do ensino médio matriculados na rede pública e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quem recebe e como funciona

Os beneficiados precisam estar inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e ter uma presença mínima de 80% nas aulas. A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos, informa que cerca de 3,2 milhões de estudantes receberão o benefício até a próxima segunda-feira (3/11).
Os primeiros a receber o valor de R$ 200 são os nascidos em janeiro e fevereiro, com o pagamento ocorrendo até o dia 3 de novembro, conforme o calendário:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 27 de outubro;
  • Nascidos em março e abril: 28 de outubro;
  • Nascidos em maio e junho: 29 de outubro;
  • Nascidos em julho e agosto: 30 de outubro;
  • Nascidos em setembro e outubro: 31 de outubro;
  • Nascidos em novembro e dezembro: 3 de novembro.

Como movimentar os recursos

As parcelas são depositadas em uma conta poupança da Caixa aberta automaticamente em nome dos estudantes. Os alunos maiores de 18 anos poderão movimentar o valor imediatamente. O cartão Pé-de-Meia pode ser solicitado gratuitamente pelo aplicativo Caixa Tem. Menores de idade precisam da autorização do responsável para movimentação.

Informações adicionais

O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição, pois todos os alunos que atendem aos critérios são incluídos automaticamente. Para tirar dúvidas sobre o programa, o Ministério da Saúde criou um site com perguntas e respostas. O programa também oferece diversos incentivos financeiros que podem totalizar até R$ 9,2 mil por aluno até o fim do ensino médio.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: