Levantamento revela que 45,8% acreditam na deterioração da segurança sob o governo Lula
Pesquisa mostra que 45,8% da população acredita que a segurança pública piorou desde o início do governo Lula.
Em 29 de outubro de 2025, a Paraná Pesquisas divulgou que quase metade da população brasileira, 45,8%, acredita que a segurança pública piorou desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O estudo mostra que 33,9% afirmam que a situação permaneceu igual, enquanto apenas 17,2% consideram que melhorou, com 3,1% sem opinião definida.
A pesquisa, realizada entre 21 e 24 de outubro com 2.020 eleitores em 162 municípios, revela que a percepção da segurança varia entre as regiões do país. No Sudeste, a avaliação negativa é mais expressiva, com 47,5% dos entrevistados afirmando que a segurança piorou. No Sul, o índice chega a 53,8%, enquanto no Norte e Centro-Oeste, 44,7% acreditam que a situação piorou. No Nordeste, 39,9% compartilham essa visão.
A pesquisa também destaca a importância da segurança pública, que é uma atribuição compartilhada entre as esferas federal, estadual e municipal, segundo a Constituição Federal. O governo federal, sob a liderança de Lula, atua em crimes de maior abrangência, enquanto os estados têm a responsabilidade direta pelo policiamento.
O levantamento é relevante em um momento em que o governo intensifica ações na área de segurança, como a proposta de Emenda à Constituição que visa fortalecer o papel da União na formulação de políticas de segurança. Durante uma megaoperação no Rio de Janeiro, que ocorreu um dia antes da pesquisa, foram registrados pelo menos 64 mortes, incluindo policiais, o que destaca a gravidade da situação da segurança pública no país.