Tensão entre os países aumenta após concessão de asilo a Betsy Chávez
O Peru rompeu relações diplomáticas com o México nesta segunda-feira (3) após o início do processo de asilo à ex-primeira-ministra Betsy Chávez.
O Peru decidiu romper relações diplomáticas com o México nesta segunda-feira (3) após o governo de Claudia Sheinbaum iniciar um processo de concessão de asilo à ex-primeira-ministra Betsy Chávez, que é acusada de ser coautora da tentativa de golpe liderada pelo ex-presidente peruano Pedro Castillo.
Motivos do rompimento
O ministro das Relações Exteriores do Peru, Hugo de Zela, disse que o ato do México foi considerado hostil, pois Chávez enfrenta sérias acusações relacionadas à sua suposta participação em eventos que culminaram na destituição e prisão de Castillo, que ocorreu no final de 2022.
Acusações contra Betsy Chávez
Betsy Chávez, além de ser ex-primeira-ministra, também enfrenta processos criminais. Em setembro deste ano, ela negou ter tentado fugir para a embaixada mexicana durante a crise política em andamento, apesar de seu motorista ter testemunhado que ela solicitou ser levada até lá. O clima de tensão entre os dois países agora se intensifica em função dessa situação diplomática.