Maioria da população prefere candidato apoiado por Bolsonaro
Levantamento aponta que 56% dos brasileiros são contra a reeleição de Lula em 2026 e 76% desejam candidato apoiado por Bolsonaro.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 9 de outubro, mostra que 56% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer à reeleição em 2026. Segundo o levantamento, apenas 42% defendem que o petista tente um novo mandato, indicando uma leve redução na resistência à sua continuidade no cargo.
Números e indicadores do caso
O estudo aponta que o governo sofreu uma dura derrota na Câmara dos Deputados na quarta-feira, com a aprovação de um requerimento que retirou de pauta a Medida Provisória 1303. O presidente Lula afirmou que “impedir essa correção é votar contra o equilíbrio das contas públicas e contra a justiça tributária”.
Além disso, 76% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria apoiar outro candidato nas eleições de 2026, mantendo assim o maior patamar de apoio histórico para essa opção. Apenas 18% consideram que ele deve manter sua candidatura.
Rejeição dos principais nomes
A pesquisa também avaliou o nível de conhecimento e a rejeição das principais lideranças nacionais. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atingiu um índice de rejeição de 41%. Lula apresenta 51% de rejeição, uma melhora em relação ao pico de 57% registrado em maio, enquanto Bolsonaro registra 63% de rejeição, um ponto a menos que no mês anterior.
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lidera a percepção negativa com 68%, seguido pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 61% e 60%, respectivamente. Outros governadores, como Ratinho Júnior (PSD), têm rejeição de 40%, enquanto Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) apresentam índices de 34% e 32%.
Conhecimento dos candidatos
A pesquisa revelou que 54% dos entrevistados não conhecem Caiado, 52% não conhecem Zema, 37% não conhecem Ratinho Jr. e 33% não conhecem Tarcísio. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais, e apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.