Encontro é visto como avanço nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos
Encontro entre Lula e Trump é comemorado por petistas como avanço nas negociações comerciais.
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram o encontro entre o petista e o chefe da Casa Branca, Donald Trump, neste domingo (26/10), na Malásia. Após a conversa, membros do governo e petistas ressaltaram a soberania brasileira e o avanço das negociações sobre o tarifaço.
Avanços nas relações Brasil-EUA
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que o encontro representa ‘mais um passo’ para solucionar a questão comercial entre os países. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP), avalia que a conversa tornará as relações entre Brasil e Estados Unidos ‘mais pragmáticas e menos ideológicas’. Ele também alfinetou políticos de oposição ao governo, comentando sobre a ‘invertida diplomática’ que ocorreu durante o encontro.
Reações e declarações
O presidente do PT, Edinho Silva, destacou que ‘o diálogo é sempre o caminho’, sublinhando a necessidade de fortalecer o multilateralismo. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ressaltou o tom respeitoso do diálogo e a importância do avanço nas negociações sobre o tarifaço, reafirmando a postura firme de Lula na defesa da soberania brasileira.