PGR solicita apuração sobre registros de Filipe Martins nos EUA

MRE

Investigação envolve dados de entrada de ex-assessor de Jair Bolsonaro

PGR pede investigação sobre registros de entrada de Filipe Martins nos EUA.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou ao STF nessa segunda-feira (27) a favor de uma investigação sobre os registros de entrada de Filipe Martins nos Estados Unidos em 30 de dezembro de 2022. O ex-assessor de relações internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro é envolvido em uma denúncia por trama golpista.

Contexto da investigação

A PGR afirmou que ainda não está claro o motivo de Filipe Martins aparecer na lista de passageiros da aeronave presidencial. De acordo com a Polícia Federal (PF), os dados de Martins estão nos sistemas do DHS e do CBP, órgãos que monitoram a segurança e as fronteiras dos EUA.

Detalhes dos registros

Em 10 de outubro deste ano, o CBP confirmou que os dados de Filipe Martins estavam, de fato, no sistema migratório para entrada no país. Contudo, a defesa de Martins nega que ele tenha ido aos EUA, alegando que o registro foi inserido indevidamente.

Possíveis implicações legais

O procurador-geral, Paulo Gonet, menciona que a contradição nos dados pode indicar manipulação, sugerindo que Martins poderia ter tentado dificultar a investigação penal. Ele conclui que há elementos suficientes para justificar a abertura de um inquérito criminal, considerando a possibilidade de infrações legais relacionadas a organização criminosa.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: