Pix automático se torna obrigatório a partir de hoje

Entenda como a nova funcionalidade vai operar na prática

O Pix automático, que se torna obrigatório a partir de hoje, promete simplificar pagamentos recorrentes.

A partir desta segunda-feira (13), o Pix automático, lançado em caráter opcional em julho deste ano, torna-se obrigatório para instituições financeiras autorizadas a operar com Pix. A nova funcionalidade promete simplificar pagamentos recorrentes, substituindo o débito automático e boletos tradicionais.

Como funciona o Pix automático

O Pix automático foi desenvolvido para permitir que o usuário autorize, uma única vez, pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços. A partir daí, os débitos passam a ocorrer automaticamente na conta do pagador, conforme a periodicidade combinada. Para as empresas, a adesão também fica mais simples. Diferentemente do débito automático, que exige convênios com cada banco (o que, na prática, só era possível às grandes companhias), com o Pix automático, basta a empresa ou o MEI solicitar a adesão à instituição financeira onde tem conta.

Passo a passo para a configuração

1. A empresa envia um pedido de autorização de Pix automático ao cliente;
2. No aplicativo do banco ou instituição financeira, o cliente acessa a opção “Pix automático”;
3. Lê e aceita os termos da operação;
4. Define a periodicidade da cobrança, valor (fixo ou variável) e limite máximo por transação;
5. A partir da data combinada, os débitos ocorrem automaticamente;
6. A cobrança pode ser feita 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados;
7. O usuário pode cancelar a autorização ou alterar prazos e valores a qualquer momento.

Vantagens e precauções

O Pix automático funciona apenas para pessoas físicas como pagadoras, ou seja, o valor é sempre destinado a empresas ou prestadores de serviços. Para pagamentos periódicos entre pessoas físicas, o recomendado é o Pix agendado recorrente, que passou a ser obrigatório para os bancos desde outubro de 2024. O Banco Central (BC) publicou normas que estabelecem critérios rígidos para empresas que desejam oferecer o serviço, como estar ativa há pelo menos seis meses e verificar dados cadastrais. Mesmo assim, o BC alerta que os usuários devem ficar atentos a tentativas de golpes, como pedidos de autorização falsos enviados por empresas inexistentes ou fraudulentas.

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