Seis comitês se reúnem para aprovar atividades e metas futuras
Seis Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná se reúnem para definir atividades e metas para 2026.
Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná se reúnem para planejamento de 2026
Seis Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Paraná se reúnem nos próximos dias para aprovar as atividades para 2026. O primeiro encontro, do CBH Litorânea, ocorrerá na segunda-feira (17), seguido pelos eventos do CBH dos Afluentes do Médio Iguaçu e do CBH do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar) na terça-feira (18). As assembleias ocorrerão de forma remota, com transmissão pelo YouTube.
Agenda das reuniões dos CBHs
O CBH Litorânea realizará sua 21ª Reunião Ordinária às 14h do dia 17, onde será discutido o plano de atuação para 2026, definindo ações com base nas metas do plano de bacia e visitas técnicas realizadas em 2025. O evento será transmitido pelo canal do YouTube dos CBHs paranaenses.
Na mesma terça-feira (18), às 9h30, a 2ª Reunião Ordinária do CBH dos Afluentes do Médio Iguaçu terá uma apresentação sobre águas subterrâneas, conduzida por Hermam Vargas, da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). Além disso, será aprovado o Plano de Trabalho para 2026 e o Relatório de Atividades de 2025.
A 10ª Reunião Extraordinária do CBH do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira também está agendada para terça-feira, às 14h30, onde serão debatidos os usos da água no Rio Açungui e a nova composição da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTINS).
O CBH Norte Pioneiro concluirá suas atividades de 2025 com a 28ª Reunião Ordinária no dia 25 de novembro, às 9h30, com foco na aprovação das atividades anteriores e no planejamento para 2026.
Importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Os CBHs são fundamentais para a gestão dos recursos hídricos no Paraná, funcionando como órgãos colegiados com atribuições normativas e consultivas. Eles são compostos por representantes do Poder Público, usuários de água e sociedade civil, com a finalidade de garantir a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos.
Conclusão
As reuniões dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná são uma oportunidade importante para a participação social na gestão das águas. Com um planejamento bem estruturado para 2026, espera-se que as ações definidas nos encontros contribuam para a preservação e uso sustentável dos recursos hídricos na região.