Descoberta do Telescópio James Webb revela comportamento inusitado de planeta errante
Astrônomos detectaram o planeta errante Cha 1107-7626 absorvendo matéria a uma taxa surpreendente, revelando comportamentos típicos de estrelas.
Em 6 de novembro de 2025, astrônomos descobriram que o planeta errante Cha 1107-7626, localizado no espaço, está absorvendo gás e poeira em uma velocidade extraordinária, semelhante ao comportamento observado em estrelas. A descoberta foi feita através do Telescópio Espacial James Webb (JWST) e publicada na revista científica The Astrophysical Journal Letters no último domingo (2/11).
Comportamento incomum
Com uma taxa de absorção de 6,6 bilhões de toneladas por segundo de matéria, o Cha 1107-7626 se destaca entre outros planetas errantes, que geralmente flutuam sem orbitar estrelas. Os pesquisadores estão intrigados com o aumento repentino na taxa de absorção, que se intensificou em agosto, quando o planeta começou a “encher o prato” com uma quantidade oito vezes maior do que antes.
Implicações para a astronomia
Esse fenômeno, conhecido como explosão de acreção, pode servir para que os cientistas compreendam melhor as diferenças entre as fontes de luz e calor de planetas e estrelas. A observação de eventos como este em planetas errantes pode oferecer novas perspectivas sobre sua evolução e características.
Próximos passos na pesquisa
Os cientistas, incluindo um astrônomo do Observatório Astronômico de Palermo, na Itália, afirmam que um dos próximos passos é investigar a frequência desses eventos de acreção em planetas errantes, o que poderá revelar a importância desses fenômenos em sua evolução. Mais estudos serão necessários para elucidar os motivos por trás desse comportamento anômalo do Cha 1107-7626.
Fonte: www.metropoles.com
Fonte: Divulgação/ESO/L. Calçada/M. Kornmesser