POLÊMICA: Empresário promete limpar o nome antes de pagar dívidas

Método promete reabilitar o crédito de consumidores com base em brechas legais e ganha destaque entre quem busca recuperar credibilidade no mercado.

Uma proposta inusitada tem chamado atenção nas redes sociais: um empresário promete ajudar pessoas a limpar o nome antes mesmo de quitar as dívidas, utilizando dispositivos legais relacionados à proteção de dados e ao direito do consumidor.

De acordo com o bacharel em direito e especialista em recuperação de crédito, Emerson Coutinho, o procedimento é totalmente legal e amparado pela legislação vigente — desde que o consumidor tenha tido seus dados expostos de forma indevida.

“Quando há violação da privacidade, o cidadão tem o direito de exigir a retirada dessas informações de cadastros de inadimplentes”, explica.

O processo tem sido aplicado para retirar restrições em órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC, além de cartórios de protesto.

“Muitos consumidores não sabem, mas têm o nome mantido de forma irregular nesses bancos de dados. Isso fere princípios do Código de Defesa do Consumidor e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, ressalta Coutinho.

Segundo o especialista, o procedimento é rápido, sem burocracia e pode resultar na baixa imediata dos apontamentos negativos — permitindo que o consumidor volte a ter crédito e poder de compra em até 30 dias.

PUBLICIDADE

Relacionadas: