Polícia civil desmantela esquema de produtos irregulares em Curitiba

Polícia Civil do Paraná

Ação resultou na apreensão de embalagens e produtos impróprios para consumo

Operação em Curitiba revelou condições irregulares de produtos alimentícios e alcoólicos.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), uma operação integrada de fiscalização que resultou na descoberta de um esquema de reutilização e distribuição de embalagens e produtos alcoólicos e alimentícios. A ação ocorreu no bairro Uberaba, em Curitiba, e constatou condições sanitárias e fiscais irregulares.

Apreensões e irregularidades

Durante a operação, as equipes localizaram um ferro-velho que fornecia garrafas vazias para o mercado clandestino. No local, foram encontradas mais de 300 mil embalagens de bebidas alcoólicas armazenadas inadequadamente, além de um centro de lavagem irregular que utilizava soda cáustica e água de poço artesiano. O efluente contaminado era descartado no solo, caracterizando crime ambiental.

Produtos apreendidos

Cerca de 100 litros de cachaça sem procedência foram apreendidos, armazenados em um reservatório de mil litros, junto com uma grande quantidade de doce de leite impróprio para consumo. As investigações apontam que esses produtos seriam vendidos a turistas em Santa Catarina e em plataformas de comércio eletrônico.

Apoio das autoridades

A operação contou com a colaboração da Vigilância Sanitária de Curitiba, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Receita Estadual, da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) e da Guarda Municipal de Curitiba, além da Polícia Científica, que realizou perícia no local e lacrou o reservatório de cachaça para análise laboratorial.

Consequências legais

O estabelecimento foi autuado por irregularidades sanitárias, fiscais e urbanísticas. A PCPR instaurou inquérito policial para apurar os crimes de adulteração, contra a saúde pública e o meio ambiente.

PUBLICIDADE

Relacionadas: