Polícia do Paraná investiga grupo que utilizava veículos oficiais para tráfico de drogas

A operação revela o uso de carros com identidade visual de órgãos públicos no transporte de entorpecentes

Operação da PCPR mira organização criminosa que usava carros oficiais para transportar drogas entre estados.

Operação da PCPR desmantela grupo criminoso que utilizava veículos oficiais para tráfico

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) lançou uma operação nesta terça-feira (25) com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que empregava veículos com aparência de carros oficiais para transportar drogas entre estados. O grupo é responsável pelo transporte de mais de 1,4 tonelada de maconha e 150 quilos de cocaína, conforme informações da polícia.

As investigações tiveram início em junho, quando a PCPR encontrou 762 quilos de maconha em um veículo que imitava a identidade visual da Polícia Científica do Paraná. O carro foi abandonado em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, depois de desobedecer a uma ordem de parada da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O delegado Victor Loureiro explicou que a estrutura criminosa é bem definida, com hierarquia e divisão de tarefas. Essa organização utilizava automóveis batedores e placas falsas, além de disfarces com símbolos de órgãos públicos, para realizar diversos transportes ilícitos entre cidades como Foz do Iguaçu e Curitiba.

Episódios de tráfico e apreensões

Durante as apurações, a polícia identificou quatro outros episódios de transporte de drogas utilizando veículos adulterados. O primeiro registro ocorreu em abril, em Guarapuava, onde foram apreendidos 562 quilos de maconha em um carro com placas alteradas, que também apresentava falsos sinais identificadores do Poder Executivo do Governo Federal.

No segundo episódio, em maio, os suspeitos usaram um veículo falsamente identificado como viatura do Instituto de Criminalística da Polícia Científica, realizando um trajeto de Foz do Iguaçu a Curitiba, acompanhado de um carro batedor.

Em agosto, a PRF apreendeu 153 quilos de cocaína em uma caminhonete com logotipos falsos da Receita Federal, em outra ação em Guarapuava, resultando na prisão de dois homens paraguaios.

O quarto caso ocorreu em 3 de novembro, em Assis Chateaubriand, onde foram apreendidos mais de uma tonelada de maconha em uma caminhonete que apresentava placas falsas e sinais identificadores simulados da Itaipu Binacional.

Ações legais em andamento

A operação da PCPR cumpre sete ordens de prisão preventiva e seis ordens de busca e apreensão em várias cidades, incluindo Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina. Essa ação visa fortalecer o combate ao tráfico de drogas e desarticular a organização criminosa que se aproveita da fachada de veículos oficiais para suas atividades ilícitas.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: