Operação visa garantir segurança durante conferência climática
A Polícia Federal começou o controle de acesso em navios que hospedam participantes da COP30 em Belém, PA.
Em Belém (PA), nesta terça-feira (4 de novembro de 2025), a Polícia Federal (PF) iniciou o controle de acesso em dois navios que chegaram ao Porto de Outeiro, que servirão como hospedagem para os participantes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para começar no dia 10 de novembro.
Detalhes da operação
As embarcações, ao aportarem, receberam equipes da PF para realizar o controle migratório, que deverá se estender por dois dias. No navio Civil, estão a bordo 1.344 tripulantes e 31 passageiros, enquanto o Diadema conta com 1.117 tripulantes e 34 passageiros. A PF atuará em conformidade com o Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias, assumindo funções de polícia marítima e de fronteira.
Segurança durante o evento
Durante a COP30, os agentes da PF realizarão rondas regulares tanto por terra quanto por água, além de fiscalizações específicas de polícia marítima. As bases da PF estarão instaladas nos navios atracados, servindo como pontos de apoio para as operações e assegurando que as funções de polícia judiciária da União sejam cumpridas, abrangendo crimes que possam ocorrer em alto-mar.
A COP30 e seus objetivos
A COP30 em Belém terá início na próxima terça-feira e se estenderá até o dia 21 de novembro. O evento tem como objetivo discutir soluções para a implementação do Acordo de Paris e abordar a contenção do aquecimento global, além de estratégias de adaptação às consequências da crise climática.