Estudo aponta que política de Elon Musk custou mais de 1 milhão de vendas da Tesla nos EUA

Elon Musk wrecking ball

Análise revela impacto negativo das ações de Musk nas vendas de veículos elétricos

Estudo revela que as ações políticas de Elon Musk resultaram em mais de 1 milhão de vendas perdidas da Tesla nos EUA.

Um novo estudo do National Bureau of Economic Research (NBER) revela que as ações políticas de Elon Musk resultaram em mais de 1 milhão de vendas perdidas da Tesla nos EUA entre outubro de 2022 e abril de 2025. A análise mostra que, sem esse efeito, as vendas da Tesla poderiam ter sido 67% a 83% maiores. A situação se agrava, pois a queda nas vendas não pode ser atribuída apenas à concorrência crescente.

O impacto das ações de Musk

Os pesquisadores da Yale e do NBER examinaram dados de registro de veículos elétricos e híbridos a nível de condado. Antes de outubro de 2022, condados com mais eleitores democratas mostraram uma preferência crescente por veículos Tesla. Após a aquisição do Twitter por Musk, essa tendência se inverteu, com os condados democratas se afastando das compras da marca. A pesquisa indica que as ações de Musk alienaram sua base de clientes mais leais.

Efeito nas vendas de concorrentes

A análise também revela que as vendas de veículos elétricos de marcas concorrentes, como Ford e GM, aumentaram entre 17% e 22%. Isso sugere uma substituição quase um a um de compradores da Tesla para outras marcas. Apesar da expectativa de novas vendas, o estudo aponta que o apoio à Tesla entre consumidores liberais diminuiu e não houve um aumento significativo no apoio de compradores conservadores.

Consequências a longo prazo

Além do impacto nas vendas, o estudo sugere que as ações políticas de Musk tiveram efeitos negativos nas políticas fiscais e regulatórias que afetam a Tesla. À medida que a marca enfrenta uma concorrência crescente e um mercado em mudança, a situação atual representa um desastre auto-infligido que pode ser difícil de reverter.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: