Política monetária do Brasil e a desaceleração econômica

Paulo Pinto/Agência Brasil

Banco Central observa efeitos positivos das taxas sobre a economia

BC vê desaceleração econômica em curso e reafirma compromisso com a meta de inflação.

O diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Paulo Picchetti, afirmou nesta quarta-feira que a política monetária está sendo transmitida às taxas de mercado e que ela está funcionando. Os comentários de Picchetti, feitos durante um seminário do JP Morgan, em Washington, estão em sintonia com falas recentes de outras autoridades do BC, no sentido de que a taxa básica Selic, atualmente em 15% ao ano, está tendo efeito sobre a economia. De acordo com Picchetti, há uma desaceleração em curso na economia, o que está em linha com o cenário esperado pelo Banco Central.

Efeitos da política monetária

Ao mesmo tempo, ele pontuou que o BC não espera uma recessão no país. Nilton David reforçou ainda que caso o Banco Central precise “corrigir” a Selic “para cima ou para baixo”, isso será feito conforme necessário.

Preocupações sobre a taxa de desemprego

As declarações foram feitas em comunicado por escrito que marca a participação do país na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington. O diretor afirmou ainda que há hoje uma preocupação sobre qual seria a taxa neutra de desemprego, mas acrescentou que, seja qual for essa taxa, o cenário atual é de um mercado de trabalho apertado.

Compromisso com a meta de inflação

Picchetti reforçou que o BC está comprometido em seguir com seu trabalho, perseguindo a meta de inflação e ajustando os juros conforme necessário.

PUBLICIDADE

Relacionadas: