Poupatempo oferece serviços especializados para migrantes

Iniciativa visa atender às necessidades da população migrante no Paraná

Poupatempo Paraná oferece 19 serviços voltados a migrantes, refugiados e apátridas, com foco em atendimento qualificado e acessível.

Entre os mais de 200 serviços oferecidos na unidade do Poupatempo Paraná, inaugurado no Shopping Estação, em Curitiba, 19 são voltados especificamente à população migrante, refugiada e apátrida, como orientações e encaminhamentos para diferentes áreas. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), que está capacitando atendentes para garantir um atendimento qualificado.

Serviços disponibilizados

Os serviços para a população migrante incluem encaminhamentos para Unidades Básicas de Saúde, acompanhamento psicológico via Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e assistência social através de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outras instituições. Também são oferecidos serviços jurídicos por meio das Defensorias Públicas e orientações para segurança pública, como a Polícia Civil.

Capacitação dos atendentes

A formação dos atendentes é realizada pelo setor psicossocial do Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM-PR). Até agora, 30 profissionais já foram capacitados, e a previsão é que 200 sejam formados. As próximas etapas incluirão unidades de Curitiba e Região Metropolitana, além de outras cidades do interior.

Avanços na assistência a migrantes

De acordo com Gil Souza, superintendente-geral de Governança Migratória, a oferta desses 19 serviços representa um grande avanço para o Paraná, sendo a primeira unidade do Poupatempo no Brasil a direcionar atendimentos a este público específico. Com isso, o estado busca promover inclusão e apoio à população migrante.

PUBLICIDADE

Relacionadas: