Unidade itinerante oferece serviços essenciais após tornado que afetou a cidade
Unidade do Poupatempo atendeu 114 pessoas em Rio Bonito do Iguaçu em apenas quatro dias, oferecendo serviços essenciais.
Poupatempo Rio Bonito do Iguaçu: um atendimento essencial
A unidade itinerante do Poupatempo Paraná em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, já atendeu 114 pessoas até esta quarta-feira (19). Este atendimento, que começou no dia 13 de novembro, oferece diversos serviços que vão desde a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) até a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e contas da Copel. A unidade está instalada atrás da Paróquia Santo Antônio de Pádua, próxima à prefeitura e ao Centro Cívico provisório da cidade.
Apoio à população afetada pelo tornado
O Poupatempo Paraná foi criado como uma resposta rápida às necessidades da população local, especialmente após o tornado que devastou a cidade. A supervisora de atendimento, Denise Antunes, destacou a importância do trabalho de busca ativa da equipe para auxiliar os moradores a obterem a documentação necessária para acessar serviços públicos e benefícios do Governo do Estado, como o auxílio de R$ 1 mil por até seis meses. Até o início da tarde de quarta-feira, já haviam sido registrados 50 novos atendimentos, refletindo a demanda dos cidadãos.
Agilidade e desburocratização no atendimento
Denise ressaltou que o principal objetivo do Poupatempo é desburocratizar o atendimento ao cidadão. “Buscamos agilizar a vida do cidadão para que ele possa conseguir a documentação e sair satisfeito daqui”, afirmou. A maior parte dos atendimentos foi para a emissão da Carteira de Identidade, com 63 solicitações, além da demanda por segundas vias de tarifas, que são essenciais para comprovação de residência.
Impacto positivo na comunidade
Juliano Diefethler, um dos atendidos, expressou sua satisfação com o serviço. Ele, cuja casa foi afetada pelo tornado, decidiu atualizar sua documentação e elogiou a rapidez do atendimento. “Em 10 minutos estava feito”, disse ele. Outros moradores, como Wilmar Feltrin e sua família, também aproveitaram a oportunidade para regularizar seus documentos, destacando a importância do Poupatempo para a comunidade, que agora não precisa se deslocar para cidades vizinhas.
Funcionamento e equipe do Poupatempo
A unidade conta com a colaboração de onze servidores, sendo dez atendentes e um técnico de tecnologia da informação. O atendimento ocorre de segunda-feira, a partir das 13h, e de terça a quinta-feira, das 8h às 17h. Uma nova equipe é enviada semanalmente para garantir a continuidade do serviço. Além do atendimento presencial, há quatro totens de autoatendimento disponíveis, facilitando o acesso a outros serviços digitais do Governo do Estado.
Centro Cívico: um espaço de recuperação
O Centro Cívico de Rio Bonito do Iguaçu, criado emergencialmente após o tornado, concentra os principais serviços destinados à população afetada. Com o objetivo de recuperar o espaço e restaurar os serviços da prefeitura, o mutirão conta com a participação de 56 presos do sistema prisional do Estado, que atuam na recuperação do prédio público. A expectativa é que, com a reabertura do Centro, a cidade possa retomar suas atividades normais, oferecendo suporte e assistência aos moradores que necessitam.
Poupatempo Paraná: um modelo de atendimento
O Poupatempo Paraná é um novo modelo de atendimento integrado do Governo do Estado, que visa facilitar o acesso a serviços públicos em um único local. Desde sua inauguração em Curitiba, outras cidades como Londrina, Ponta Grossa e São José dos Pinhais também receberam unidades, ampliando a oferta de serviços de forma ágil e acessível ao cidadão.



