Prefeitura inicia na segunda-feira requalificação da Rua Holanda, no Bacacheri

Foto: Levy Ferreira/SECOM
Foto: Levy Ferreira/SECOM

Obra integra o Programa PRO Curitiba e vai transformar 1,8 mil metros de área urbana com novas calçadas, ciclovia, paisagismo e melhorias de acessibilidade.

A Prefeitura de Curitiba inicia na próxima segunda-feira (27/10) as obras de requalificação da Rua Holanda, no Bacacheri, no trecho entre a Rua Costa Rica e a Avenida Prefeito Erasto Gaertner. O projeto prevê melhoria da mobilidade e da acessibilidade urbana, com novas calçadas, ciclovia, piso tátil, estreitamento de travessias e paisagismo.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e será coordenado pela Secretaria do Governo Municipal (SGM), dentro do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) — o maior programa de obras da história da cidade, com intervenções que seguem até 2028, transformando a infraestrutura e os serviços públicos municipais.

Prioridade ao pedestre

Segundo o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o objetivo é valorizar o espaço urbano e o comércio local, garantindo mais segurança e conforto nos deslocamentos.

“O objetivo é valorizar o espaço público a partir da melhoria da paisagem urbana, além de favorecer o comércio local e promover segurança nos deslocamentos, dando prioridade ao pedestre e, ao mesmo tempo, criar novas conexões cicloviárias e favorecer a acessibilidade”, explicou Fachinello.

A previsão é que as obras durem 100 dias. Durante o período, podem ocorrer bloqueios parciais e variáveis no trânsito. Durante a requalificação das calçadas, o tráfego de pedestres será interrompido temporariamente em alguns trechos.

Melhoria em 1.860 metros

Assim como nas transformações realizadas na Avenida Erasto Gaertner, a requalificação da Rua Holanda abrangerá 250 metros de extensão direta de calçadas, totalizando 1.860 metros de área requalificada.
As equipes da SGM farão reposicionamento de meios-fios, ampliação de calçadas e implantação de rampas de acessibilidade nas esquinas, criando um ambiente mais seguro e funcional para os pedestres.

Travessia mais segura e ciclovia

O projeto também prevê a implantação de uma ciclovia em CBQU no lado direito da via, com manutenção do estacionamento para veículos do lado esquerdo.
As travessias serão encurtadas, reduzindo o tempo necessário para cruzar a rua e o risco de acidentes.

As mudanças visam priorizar o pedestre, melhorar a fluidez urbana e valorizar a paisagem do Bacacheri, tornando a Rua Holanda uma via mais acessível, segura e agradável para moradores, comerciantes e ciclistas.

PUBLICIDADE

Relacionadas: