Premiação do Concurso Estadual de Poesias sobre trabalho infantil no Paraná

PR e TRT9 premiam finalistas do Concurso Estadual de Poesias SEED/TRT9/PCTIR de 2025

Alunos da rede pública destacam-se com poesias abordando a problemática do trabalho infantil

Cerimônia de premiação do Concurso Estadual de Poesias sobre trabalho infantil reúne alunos e autoridades em Curitiba.

Cerimônia de premiação do Concurso Estadual de Poesias sobre trabalho infantil

Foi realizada nesta terça-feira (25) a cerimônia de premiação dos finalistas do Concurso Estadual de Poesias SEED/TRT9/PCTIR 2025, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR) e o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9). A premiação integra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIR), viabilizado em parceria entre as duas instituições. A solenidade aconteceu no Miniauditório do Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba.

O evento contou com a presença de autoridades, alunos e seus professores orientadores, que foram premiados pela produção de poesias que abordavam o trabalho infantil. Essa ação é parte de um esforço para discutir a temática com estudantes da rede estadual, utilizando atividades em sala de aula, como debates e palestras.

A importância da produção literária

“Uma educação de qualidade se conquista com reflexão e estímulo à produção intelectual”, explica o secretário da Educação, Roni Miranda. O concurso não só incentiva a produção literária entre os estudantes, mas também fortalece políticas públicas que visam proteger a infância e a adolescência, promovendo a conscientização dentro e fora da sala de aula.

O Concurso foi direcionado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino e resultou em 699 poesias enviadas, de todas as 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). Cada NRE elegeu uma poesia, totalizando 32 finalistas. Para a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, gestora regional do PCTIR, foi gratificante perceber a dedicação dos estudantes ao concurso. “Além de despertar a veia poética de cada um dos participantes, o concurso permite que se caminhe em direção a uma educação qualificada, com conteúdo social”, afirmou.

Reflexão e empoderamento através da poesia

A chefe do Departamento de Educação Inclusiva (Dein) da Secretaria da Educação, Maíra Tavares de Oliveira, destacou a relevância da ação, que promove reflexão e discussão sobre a prevenção do trabalho infantil. Os prêmios, que consistiram em tablets, foram entregues aos alunos e seus respectivos professores orientadores, totalizando 64 aparelhos adquiridos com subsídios do TRT9.

Durante a cerimônia, também estiveram presentes representantes de diversos NREs, que receberam os prêmios em nome dos alunos e orientadores. Os demais aparelhos serão entregues pessoalmente pela desembargadora Rosemarie diretamente nas escolas dos vencedores.

Conclusão

O Concurso Estadual de Poesias não só promove a literatura entre os jovens, mas também atua como uma ferramenta de conscientização social, incentivando a discussão sobre temas relevantes como o trabalho infantil. A iniciativa destaca a importância de unir educação e conscientização, formando cidadãos mais críticos e engajados em questões sociais.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Secom - Verão Maior - PI 46880
TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: