La Niña influencia o clima do país
O fenômeno La Niña deverá trazer chuvas intensas no Brasil em novembro, especialmente no Sudeste e Sul do país.
O fenômeno La Niña, padrão climático natural marcado por temperaturas de águas mais frias do que a média do Pacífico Equatorial, vai influenciar o clima no Brasil em novembro. A passagem de frentes frias será facilitada e atingirá o Sul e o Sudeste do país.
Impactos do La Niña no clima brasileiro
A previsão do Climatempo, divulgada nesta quinta-feira (30), indica que em novembro, além do clima frio, o La Niña movimentará o ar úmido do Norte para o Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, até dois corredores de umidade impactados pelo fenômeno poderão se transformar em uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), resultando em grande quantidade de chuva por vários dias consecutivos.
Região Sudeste e Centro-Oeste
O Sudeste é uma das áreas mais afetadas, com temperaturas abaixo do normal e frequente nebulosidade. A precipitação acumulada em novembro deve ser um pouco acima da média no Paraná. Por outro lado, o Centro-Oeste enfrentará dificuldades na elevação das temperaturas devido ao excesso de neblina, com temporais fortes em muitos estados.
Nordeste e Sul do Brasil
No Nordeste, as mudanças serão limitadas, com destaque para a Bahia, onde se espera um aumento no volume de chuvas. No Sul, a única variação de temperatura ocorrerá no Rio Grande do Sul, que deve ter uma redução nos episódios de temporais, e o volume de chuvas pode ficar abaixo da média em todo o estado.
 
				 
											 
                     
								 
								 
								