Primeira análise do protótipo de asa dianteira móvel para a F1 2026

Agência

Testes em Abu Dhabi revelam inovações aerodinâmicas nos carros da F1

Carros da F1 2026 apresentam novos protótipos de asas móveis em testes.

Prototótipos de asas dianteiras móveis nos testes da F1 2026

Durante os testes de fim de temporada em Abu Dhabi, os protótipos dos novos sistemas de asas dianteiras móveis que serão utilizados na Fórmula 1 em 2026 começaram a ser exibidos. Os novos carros, que estrearão no próximo ano, incorporarão aerodinâmica ativa tanto nas asas frontais quanto nas traseiras, visando reduzir o arrasto em trechos retos da pista.

Neste teste, as chamadas “mule cars” da F1 estão sendo utilizadas para simular o desempenho dessas novas tecnologias. A Mercedes, por exemplo, apresentou um sistema rudimentar no carro de Kimi Antonelli, que utiliza tubos grandes conectados a um sistema interno dentro do nariz do carro para operar a asa dianteira.

Novidades nas regras de aerodinâmica para 2026

O que diferencia os carros de 2026 é que as asas dianteiras e traseiras serão “abertas” automaticamente em trechos designados pela FIA, onde não houver limitações de tração. Isso contrasta com o sistema de redução de arrasto (DRS) utilizado até então, que requer uma proximidade de um segundo em relação ao carro à frente para ser ativado. Esta mudança promete uma corrida mais fluída e dinâmica, aumentando a competitividade nas provas.

Comparação entre os sistemas da Mercedes e da Ferrari

Enquanto a Mercedes está explorando um protótipo menos sofisticado, fontes próximas à Ferrari indicam que a equipe já tem um sistema mais avançado pronto para ser utilizado nos testes. Esse sistema da Ferrari é descrito como menos “invasivo” que o da Mercedes, e acredita-se que irá fornecer dados mais consistentes sobre a influência das novas tecnologias no desempenho do carro e no desgaste dos pneus.

Limites de velocidade e segurança nos testes

Os carros que estão experimentando essas inovações não estão sujeitos à limitação de velocidade de 300 km/h (186 mph), imposta aos mule cars durante este teste. Isso permite uma simulação mais precisa da carga aerodinâmica que os carros enfrentarão na próxima temporada, onde ambos os conjuntos de asas poderão ser abertos simultaneamente. Essa configuração deve contribuir para uma menor carga nos eixos do carro, melhorando a segurança durante as corridas.

O que mais está sendo testado?

Além das asas móveis, o teste em Abu Dhabi também está avaliando novas opções de aros para as rodas dos carros, com mais liberdade de design para as equipes. Este desenvolvimento é parte do esforço maior de atualização para 2026, visando não apenas performance, mas também a maneira como a aerodinâmica afetará os pneus e as temperaturas durante a corrida.

Conclusão

As inovações apresentadas durante os testes em Abu Dhabi para a Fórmula 1 2026 demonstram um grande avanço na aerodinâmica do automobilismo. A incorporacão de asas dianteiras móveis representa um novo capítulo na busca por maior eficiência e segurança, além de prometer corridas mais emocionantes para os fãs.

Fonte: www.the-race.com

Fonte: Agência

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