Principal econômico da Rússia visita os EUA após novas sanções

Anton Vaganov

Kirill Dmitriev discute relações EUA-Rússia em meio a tensões econômicas

Kirill Dmitriev, principal enviado econômico da Rússia, visita os EUA dias após novas sanções.

Principal econômico da Rússia visita os EUA

Kirill Dmitriev, chefe do Fundo Soberano da Rússia e enviado especial do Kremlin, chegou aos Estados Unidos para conversas oficiais poucos dias após o presidente Donald Trump anunciar novas sanções severas ao país. A visita ocorre em meio à crescente frustração dos EUA em relação às negociações para o fim da guerra na Ucrânia e após o líder americano afirmar ter “cancelado” uma cúpula com o presidente Vladimir Putin.

Sanções e impactos nas relações

O governo Trump impôs sanções na quarta-feira (22) às duas maiores petrolíferas russas, Rosneft e Lukoil, e pediu a Moscou que concordasse com um cessar-fogo imediato na guerra com a Ucrânia. Putin afirmou que as sanções terão pouco impacto na economia russa, considerando-as uma tentativa de pressionar seu governo. “Nenhum país que se preze faz algo sob pressão”, disse ele.

Propostas de cooperação

Dmitriev, defensor de uma cooperação econômica mais estreita entre a Rússia e os EUA, propôs a construção de um túnel “Trump-Putin” entre o Alasca e o Extremo Oriente russo. Nascido na região que hoje é a Ucrânia, ele tem uma formação acadêmica sólida, tendo estudado em Harvard e Stanford.

Visitas e sanções

Após o início da guerra em fevereiro de 2022, Dmitriev foi sancionado pelo Departamento do Tesouro dos EUA, mas as sanções foram suspensas temporariamente para que ele pudesse receber um visto. Em abril, ele se tornou a primeira autoridade russa a visitar Washington, D.C., desde a invasão da Ucrânia, sendo sua visita vista como um passo importante nas relações entre o Kremlin e a Casa Branca.

PUBLICIDADE

Relacionadas: