Procon alerta sobre golpe de canetas para detectar metanol em SC

Procon de Navegantes publica aviso sobre fraude de caneta contra metanol • Prefeitura de Navegantes

Fraude envolve venda de produtos sem registro que podem colocar consumidores em risco

Procon de Navegantes alerta para golpe envolvendo canetas que detectam metanol em bebidas. Produtos não têm registro e colocam consumidores em risco.

A Procuradoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Navegantes publicou, nesta segunda-feira (21), uma nota para alertar sobre golpe de comercialização de canetas ou kits que detectam metanol em bebidas alcoólicas. Esses produtos não possuem registro na Anvisa, comprovação científica ou autorização para uso doméstico, colocando o consumidor em risco.

A gravidade da situação

No Brasil, a chance de consumir bebida adulterada com metanol é alta, com 47 casos confirmados e 9 mortes. O Procon de Navegantes enfatiza que não há nenhum produto que detecte o metanol de forma segura e caseira. As canetas e kits são promovidos na internet com falsas aparências, utilizando imagens e marcas inexistentes, e podem ser uma armadilha para roubo de dados pessoais e bancários.

Como denunciar

A divulgação e comercialização desses produtos é uma infração às normas de defesa do consumidor. Para fazer uma denúncia, se você foi vítima da fraude ou identificou anúncios suspeitos, entre em contato pela plataforma consumidor.gov.br ou pelos canais oficiais do Procon de Navegantes.

Conclusão

O direito à informação clara e verdadeira é um dos pilares do Código de Defesa do Consumidor, e o Procon está comprometido em proteger os consumidores de fraudes como essa.

PUBLICIDADE

Relacionadas: