Professora baleada por aluno receberá R$ 53 milhões

m colorida de Abigail Zwerner, professora baleada por aluno de 6 anos que receberá indenização de US$ 10 milhões

Indenização foi determinada após júri considerar negligência da escola

Uma professora da Virgínia, baleada por um aluno, receberá indenização de R$ 53 milhões após decisão judicial.

Em 06 de novembro de 2025, um júri determinou que a professora Abigail Zwerner, baleada por um aluno de apenas seis anos em 6 de janeiro de 2023, na Escola Primária Richneck, em Newport News, Virgínia, receberá uma indenização de US$ 10 milhões (cerca de R$ 53 milhões) por danos. A decisão foi baseada na negligência da administração escolar em responder a alertas sobre a presença de uma arma.

Circunstâncias do incidente

O ataque ocorreu quando Zwerner foi atingida na mão e no peito após o aluno disparar uma arma dentro da sala de aula. Antes do incidente, duas professoras tinham alertado a vice-diretora Ebony Parker sobre a arma, mas nenhuma ação foi tomada. O tiro ocorreu apenas após os avisos terem sido ignorados.

Responsabilidade e consequências

O advogado de Zwerner, Kevin Biniazan, afirmou que a negligência da vice-diretora era clara, pois as regras exigiam que ela tomasse medidas imediatas diante de qualquer ameaça. A defesa de Parker argumentou que não havia obrigação legal de proteger a professora, mas agora ela enfrenta não apenas o processo civil, mas também acusações criminais por abuso e negligência infantil, com o julgamento criminal previsto para o final de novembro. A indenização será paga pela Virginia Risk Sharing Association (VRSA), mas a seguradora pode tentar se isentar da responsabilidade financeira caso Parker seja condenada criminalmente.

Implicações para a segurança escolar

O advogado Jeffrey Breit, membro da equipe de defesa de Zwerner, ressaltou que a decisão serve como um alerta para a necessidade de priorizar a segurança nas escolas. “Professores e alunos não podem continuar expostos a situações potencialmente evitáveis”, afirmou ele, enfatizando a importância de uma resposta adequada a ameaças em ambientes escolares.

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