O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) formalizou a denúncia contra uma professora de 49 anos por maus-tratos contra quatro crianças em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A acusada, Leonice Batista dos Santos, já está presa preventivamente desde 22 de agosto. O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo que mostra a professora agredindo um menino de apenas 4 anos com uma pilha de livros.
De acordo com a denúncia, o ataque resultou em sérios ferimentos na criança, comprometendo seis de seus dentes. Além deste incidente, o MP apurou que outra criança foi agredida no mesmo dia e que há registros de outros dois casos de agressão ocorridos no ano anterior, o que intensificou a investigação.
Os registros das agressões foram formalizados pelos pais das vítimas, que já suspeitavam de condutas inapropriadas por parte da professora. A confirmação veio após tomarem conhecimento das agressões mais recentes, o que motivou a denúncia ao Ministério Público.
O caso que motivou a prisão preventiva da professora ocorreu em 18 de agosto, em uma escola particular de Caxias do Sul. Câmeras de segurança flagraram o momento em que a professora agride o menino com livros dentro da sala de aula, na frente de outros alunos. “As imagens mostram a professora pegando os livros e os utilizando para bater na criança”, detalha o relatório.
Após a agressão, a criança aparece chorando, enquanto a professora profere agressões verbais e limpa a boca do menino com um pano, antes de sair da sala com ele. A escola Xodó da Vovó, onde o caso ocorreu, informou em nota que a professora foi imediatamente afastada e que as autoridades policiais foram comunicadas. A instituição também disse estar prestando apoio à família da criança.