Uma nova era para a valorização dos educadores brasileiros acaba de começar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria a Carteira Nacional de Docente (CNDB), um documento que promete facilitar o acesso a cultura e serviços para professores da rede pública e privada, desde a educação básica até o ensino superior.
Emitida pelo Ministério da Educação (MEC), a carteira oferecerá uma série de vantagens. Entre elas, descontos em eventos culturais como shows, cinemas e teatros, além de um convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) que garante 15% de desconto em hotéis.
Adicionalmente, os portadores da CNDB terão acesso a um cartão de crédito sem anuidade, vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil. A iniciativa é parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro com o objetivo de valorizar a carreira docente.
A previsão é que a emissão da carteirinha comece a partir de 15 de outubro, em celebração ao Dia do Professor. “A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado em janeiro pelo presidente Lula para valorizar a categoria e incentivar mais pessoas a aderirem à carreira”, informou o governo.
Para solicitar a CNDB, os professores deverão preencher um cadastro no site do programa Mais Professores para o Brasil, utilizando a conta Gov.br. As informações serão verificadas nas bases de dados do governo federal, incluindo o Censo Escolar. O MEC estima que mais de 2 milhões de professores serão beneficiados com o novo documento.