Programa de aulas extras melhora desempenho dos alunos no Paraná

Governo do Paraná

Iniciativa com dois professores em sala tem mostrado resultados positivos na aprendizagem

Aulas extras com dois professores têm contribuído para o avanço no desempenho dos alunos da rede estadual do Paraná.

Programa de aulas extras no Paraná

Implementado em março de 2025, o Programa de Recomposição de Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) tem se mostrado eficaz em melhorar o desempenho dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Paraná. O programa consiste em aulas extras de Português e Matemática, realizadas com a presença de dois professores na mesma sala. Essa abordagem permite um acompanhamento mais próximo, a identificação de dificuldades específicas e uma atenção quase individualizada aos alunos.

Resultados do programa

A iniciativa já está presente em todas as escolas estaduais e é acompanhada por avaliações periódicas para monitorar o aprendizado. De acordo com o painel de avaliação do Paraná, realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, houve uma melhora significativa nos indicadores. No 1º trimestre, 10,2% dos 825.113 alunos avaliados estavam no nível Abaixo do Básico, enquanto no 2º trimestre, esse índice caiu para 8,8%. Além disso, a soma dos estudantes nos níveis Adequado e Avançado subiu de 66,8% para 68,2%.

Declarações de autoridades

Roni Miranda, secretário de Estado da Educação, enfatiza que a ação representa um investimento estratégico na qualidade do ensino. “A docência compartilhada é um investimento direto na qualidade da aula. Ao colocar dois professores na sala, dobramos o apoio pedagógico, permitindo um atendimento quase individualizado e acelerando a superação desses desafios”, afirmou o secretário.

Impactos na prática

No Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, o programa tem contribuído de forma substancial para a fixação dos conteúdos e a auto confiança dos alunos. Desde a implementação das aulas especiais em março, cerca de 250 alunos têm se beneficiado diretamente da iniciativa. A diretora da escola, Marcia Murbach, afirmou que o nível de aprendizagem evoluiu em pelo menos 40%, tanto nas notas quanto em simulados e avaliações diagnósticas.

Aprovação das famílias

A aprovação da iniciativa pelas famílias tem sido expressiva. A integração das disciplinas foi bem recebida, e a presença de dois professores tem sido um diferencial importante. Isso permite uma observação mais atenta das dificuldades individuais dos alunos, enriquecendo o trabalho pedagógico. “Essa dupla de docentes percebeu com mais precisão peculiaridades na linguagem de interpretação, o que enriqueceu significativamente o processo de ensino”, explica a diretora.

Iniciativas complementares

Além das aulas regulares, o programa é complementado pelo Programa Mais Aprendizagem (PMA), que ocorre no contraturno e foca no processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em Matemática. A Seed-PR também implementou, desde 2023, o uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs), como plataformas interativas que auxiliam no aprendizado dos alunos, reforçando o compromisso do Estado com a educação de qualidade.

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