DER/PR homologa projeto que abrange 201 interseções
Programa Conexões Seguras visa avaliar 201 interseções rodoviárias para melhorar a segurança viária no Paraná.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou o resultado da licitação do Programa Conexões Seguras, que vai avaliar 201 interseções em rodovias estaduais para definir a necessidade de obras que melhorem a trafegabilidade e a segurança viária. Com isso, os consórcios que venceram os cinco lotes do programa devem providenciar a documentação necessária para formalização dos contratos.
Detalhes dos consórcios e lotes
Os consórcios vencedores incluem: Consórcio Geplan-Top-Pro nos lotes 01 e 02; Consórcio Estratégica/Planep nos lotes 03 e 04; e Consórcio Arkcap no lote 05. Cada lote corresponde a uma superintendência regional do DER/PR: Leste, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste. O investimento total no programa será de R$ 10.633.147,23, formando um banco de anteprojetos que embasarão a futura licitação das obras nas interseções.
Etapas do programa
O programa será dividido em duas etapas, com prazo de execução total de 24 meses. Na primeira etapa, serão realizados os estudos das 201 interseções, identificando pontos críticos de segurança, inclinações acentuadas, geometria inadequada e outros fatores que prejudiquem a trafegabilidade e segurança viária do local. Na segunda etapa, serão elaborados anteprojetos de engenharia, utilizando o material da primeira fase, propondo soluções como aumento da capacidade de tráfego, implantação de passeios e ciclovias, e substituição de interseções em nível por viadutos e trincheiras.