Eventos celebram a história e contribuições de mulheres afro-brasileiras na cultura
Biblioteca Pública do Paraná promove eventos gratuitos em homenagem ao Mês da Consciência Negra.
Programação especial para o Mês da Consciência Negra na BPP
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, que ocorre em 20 de novembro, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) preparou uma programação especial de eventos, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro. As atividades são gratuitas e abertas ao público, proporcionando um espaço de reflexão e valorização da cultura afro-brasileira.
Eventos marcantes na BPP
Três eventos principais estão programados para marcar a data: o Cine BPP, o BPP Musical e o lançamento de obras literárias de destaque. No dia 17, a BPP exibirá episódios da série documental “Libertárias – Mulheres Inspiradoras na História do Brasil”, dirigida por Rodrigo Grota. Esta série é uma homenagem a mulheres que se destacaram em várias áreas, e os episódios escolhidos para a exibição são dedicados a Dandara, uma guerreira do Quilombo dos Palmares, e Tia Ciata, uma curandeira baiana fundamental para a história do samba e das tradições afro-brasileiras.
Antes da exibição, haverá um bate-papo com a sambista e pesquisadora Jay de Oyá, que promove o protagonismo feminino no samba, e a produtora cultural Halanna Aguiar. A conversa será realizada no Auditório da BPP, com capacidade para 132 pessoas, começando às 17h30, seguida da exibição dos episódios às 18h.
Música e literatura no destaque
No dia 18, o rapper Bface se apresentará no Hall Térreo da BPP às 18h. Com mais de dez anos de atuação na cena musical de Curitiba, Bface traz uma sonoridade introspectiva e experimental, influenciada pelo jazz. Seu terceiro álbum solo, “Paciência”, lançado em 2024, reflete seu processo criativo e a experiência de ser um artista independente.
Por fim, no dia 19 será o momento de lançamento dos livros “Rei Zumbi das Araucárias”, de Mestre Kandiero, e “Africanos e Afrodescendentes em Curitiba: Religião, Identidades e o Espaço Sagrado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito” (1764-2014), de Andresa Pereira Serpejante. Ambas as obras, publicadas pela Editora Humaitá, discutem a importância da cultura afro na formação da sociedade curitibana. O evento contará com uma roda de bate-papo, leitura de trechos e sessão de autógrafos, das 18h às 19h30, também no Hall Térreo da BPP.
Informações importantes
A BPP estará fechada entre os dias 20 e 23 de novembro, retornando às atividades na segunda-feira, 24. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 41 3221-4900 ou acessar o site bpp.pr.gov.br. É uma excelente oportunidade para celebrar a cultura e as contribuições afro-brasileiras no contexto da cidade de Curitiba.