Entenda a expectativa de chuvas e suas implicações para o plantio
Previsões apontam chuvas importantes para o desenvolvimento da safra de soja 2025/26 em diversas regiões do Brasil.
Expectativas para a previsão do tempo indicam que as áreas produtoras de soja no Brasil enfrentarão condições distintas nos próximos dias. Enquanto regiões como o centro-norte de Mato Grosso já registram bons acumulados de chuva, outras áreas, como o Sudeste, aguardam precipitações essenciais para preparar o solo para a nova safra.
Condições de umidade do solo
O mapa de umidade do solo revela que o Sudeste, juntamente com partes de Mato Grosso do Sul e Goiás, necessita de mais chuvas, enquanto cidades como Alta Floresta, Sorriso e Sinop no Mato Grosso já se beneficiam de boas condições. Nos próximos dias, a previsão é de volumes de 30 a 40 mm em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, contribuindo para a melhoria das condições do solo.
Expectativa de chuvas
No Norte do Brasil, chuvas são esperadas no sul do Pará, mas não avançam para o interior do Nordeste. O Sul do país deverá ter tempo firme pelo menos nos próximos 10 dias. Entre 28 de setembro e 2 de outubro, a chuva deve retornar a Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de Mato Grosso, com acumulados previstos de 20 a 30 mm. Entre 3 e 7 de outubro, as precipitações se concentrarão principalmente no Rio Grande do Sul.
Implicações para o plantio
Com a chegada das chuvas, a partir da segunda semana de outubro, próximo ao dia 10, espera-se que as precipitações avancem gradualmente para o Brasil Central e para a região do Matopiba. Apesar disso, as temperaturas elevadas não devem retornar, mantendo o ambiente mais ameno. Com as condições climáticas favoráveis, os produtores de soja podem esperar um período propício para o plantio, o que pode aumentar as chances de uma safra promissora para 2025/26.


