Expectativas do mercado para o IPCA em 2025 são reduzidas e se aproximam do teto da meta
Projeções para a inflação em 2025 são reduzidas, com expectativa de 4,56% segundo o Boletim Focus.
As projeções para a inflação brasileira em 2025 voltaram a ser reduzidas, se aproximando do teto da meta, segundo investidores consultados pelo BC (Banco Central). A expectativa do mercado para a alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é agora de 4,56% em 2025. Já para 2026, a estimativa foi reduzida para 4,20%.
Expectativas de mercado
O centro da meta oficial para a inflação é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. Especialistas, como Daniel Teles da Valor Investimentos, acreditam que a inflação pode continuar a cair, especialmente após o recente ajuste para baixo no preço da gasolina. Embora a inflação tenha subido para 4,94% em setembro, as previsões indicam que pode haver uma desaceleração nos próximos meses.
Novas diretrizes do Banco Central
O cálculo que define se o BC cumpriu a meta de inflação mudará em 2025, passando a ser uma meta contínua. O BC só descumprirá a meta se o acumulado de 12 meses ficar fora do intervalo proposto por seis meses consecutivos. Essa mudança pode afetar as projeções futuras e a confiança dos investidores em relação à inflação.
Desafios e incertezas
O cenário eleitoral de 2024 traz incertezas, com possíveis aumentos de gastos governamentais e subsídios a combustíveis. Teles destaca que o ano eleitoral pode influenciar significativamente as finanças públicas e, consequentemente, a inflação. As casas de investimento, como a Warren Investimentos, também projetam que a inflação se mantenha dentro da meta em 2025, com expectativa de crescimento de 4,3% neste ano.