Um novo projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) quer destinar pelo menos 20% da frota de ônibus para uso exclusivo das mulheres. A proposta, apresentada pela vereadora Meri Martins (Republicanos), estabelece que os veículos reservados circulem em dias úteis, nos horários de maior movimento: pela manhã, das 6h às 9h, e à tarde, entre 17h e 20h.
De acordo com o projeto apresentado, a reserva mínima de veículos deve ser implementada prioritariamente nas linhas estruturais do sistema de transporte curitibano, incluindo biarticulados, articulados e ligeirinhos, com possibilidade de expansão para outras linhas. A medida prevê que a escolha pelos ônibus exclusivos seja opcional, permitindo que as usuárias decidam entre os veículos reservados ou os de uso comum.
A vereadora Meri Martins está em seu primeiro mandato e sempre buscou pautas em favor das mulheres e dos animais, Meri ressalta “É amplamente reconhecido que mulheres estão mais expostas a situações de assédio, importunação sexual e violência no transporte coletivo, sobretudo nos horários de pico, quando a superlotação agrava a vulnerabilidade. A proposta busca oferecer uma alternativa facultativa, respeitando a liberdade de escolha das usuárias, sem excluir ou restringir o acesso aos ônibus de uso misto”, enfatizou a vereadora que tem recebido elogios por onde passa devido está iniciativa que com certeza será copiada em outras cidades pelo país afora.