Provas da Obmep reúnem 900 mil estudantes neste sábado

Wey Alves/Metrópoles

Participantes da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática buscam oportunidades acadêmicas

Mais de 900 mil estudantes farão as provas da segunda fase da Obmep neste sábado.

Neste sábado, 25 de outubro, mais de 900 mil estudantes farão as provas da segunda fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que começarão às 14h30, horário oficial de Brasília, em todo o país. A competição, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é um marco para os alunos que se classificaram na primeira fase.

O que esperar da prova

Os participantes aguardam ansiosamente por essa etapa, sendo que a prova consiste em seis questões discursivas, com duração total de três horas. Os alunos devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência, levando um documento de identificação e podendo usar lápis e caneta esferográfica azul ou preta.

O impacto da Obmep

Anualmente, a Obmep mobiliza estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. A primeira fase, realizada em 3 de junho, contou com a participação de mais de 18,6 milhões de alunos de todas as regiões do Brasil, abrangendo 5.556 municípios e 99,93% das cidades brasileiras.

Oportunidades para os premiados

Entre as vantagens para os medalhistas da Obmep estão o Programa de Iniciação Científica Júnior e o ingresso no IMPA Tech. Os estudantes que se destacam na competição têm a chance de receber uma bolsa mensal de R$ 300 e ainda ingressar em programas de graduação de alta qualidade.
O resultado final, com a lista dos medalhistas e premiados, será divulgado em 22 de dezembro.

PUBLICIDADE

Relacionadas: