Operação interestadual apreende bens e prende integrantes de esquema criminoso
Uma operação da Polícia Civil desmantela quadrilha que aplicava golpes com leilões falsos na internet.
Uma operação interestadual da Polícia Civil, deflagrada nesta quarta-feira (22), desmantelou uma quadrilha que aplicava golpes por meio de leilões falsos na internet. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços relacionados aos envolvidos, levando à prisão de um casal que era o principal núcleo do esquema criminoso, que movimentou quase R$ 2,3 milhões.
Ação policial e prisões
O homem, de 32 anos, era responsável pela criação de sites fraudulentos e pelo gerenciamento do fluxo financeiro, enquanto a sua esposa, de 29 anos, movimentou uma quantia significativa em apenas cinco meses. A investigação revelou que ela vivia de maneira luxuosa, incompatível com a renda declarada. O casal está preso e outros cinco mandados de prisão estão sendo cumpridos em São Paulo, com apreensões também em Goiás, Santa Catarina, Amazonas, Pará e Rio Grande do Sul.
Lavagem de dinheiro
Além dos golpes com leilões falsos, os suspeitos realizavam lavagem de dinheiro através de negócios fictícios, que movimentaram cerca de R$ 6,5 milhões. Para dificultar a identificação, utilizavam ferramentas de encriptação de dados digitais, exigindo técnicas avançadas de rastreamento cibernético e análise financeira por parte das autoridades.
A equipe envolvida
A apuração foi realizada por agentes da Divisão de Capturas e do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), da Polícia Civil paulista. O trabalho segue sob a coordenação da Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DPRCPE) do Rio Grande do Sul, envolvendo cerca de 150 policiais na operação.