Comissão Mista de Orçamento aprova aumento salarial
A Comissão Mista de Orçamento aprovou reajustes salariais para policiais do DF, variando entre 19,60% e 28,40%.
Em 5 de novembro de 2025, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou um projeto de lei que altera o Orçamento de 2025, elevando os recursos para reajustes salariais e o provimento de quase 2 mil cargos das forças de segurança do Distrito Federal. A medida, agora, segue para análise no Plenário do Congresso Nacional e beneficia as forças vinculadas ao Fundo Constitucional do DF, incluindo a Polícia Civil e a Polícia Militar do DF.
Valores dos reajustes
Os reajustes salariais aprovados variam entre 19,60% e 28,40%, a serem aplicados em duas parcelas, em 2025 e 2026. O auxílio-moradia também será reajustado em duas etapas, com 11,5% em dezembro de 2025 e 11,5% em janeiro de 2026. O relator do projeto, senador Izalci Lucas, destacou que os salários dos agentes estão defasados desde 2015.
Recursos sem aumento de despesa
De acordo com a mensagem que acompanha o projeto, não haverá aumento de despesa, pois será realizado um remanejamento dentro dos recursos do fundo constitucional e do Ministério do Planejamento e Orçamento. O presidente da CMO, senador Efraim Filho, mencionou que os prazos para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e do Orçamento de 2026 estão se tornando curtos, mas a apresentação de emendas orçamentárias será finalizada em 13 de novembro.
Emendas aprovadas
Além do reajuste salarial, a CMO aprovou seis emendas para acréscimo de recursos ao Orçamento de 2026, abrangendo áreas como integração regional, qualificação viária, saúde pública, segurança e educação. Uma emenda de remanejamento foi aprovada para beneficiar o Sistema Único de Assistência Social.
- Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)