Recolhimento de cosméticos irregulares pela Anvisa

Agência determina a retirada de 78 produtos do mercado

Anvisa determina recolhimento de 78 cosméticos irregulares, incluindo produtos para cabelo e pele. Maioria é da Cosmoética.

Na segunda-feira, 6, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de 78 cosméticos irregulares, incluindo produtos de cabelo, pele e higiene bucal. A maior parte dos itens, 69, pertence à Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos, que não registrou os produtos, apenas notificou a Anvisa. A empresa já havia interrompido a venda dos itens após uma atualização da Anvisa sobre produtos alisantes capilares.

Produtos da Cosmoética

A Anvisa notificou a Cosmoética, que está seguindo as orientações do órgão, incluindo o recolhimento dos lotes e comunicação a distribuidores. A lista de produtos a serem recolhidos inclui:

  • Realinhamento Térmico – Buran Profissional (todos os lotes)
  • Realinhamento Térmico – MS Professional (todos)
  • Intensive Liss Triviê (Botox Matizador) (todos)
  • Progressiva Glowme (todos)
  • Botox Matizador Kalainne (todos)

Além desses, outro produto a ser recolhido é a Truss Máscara Capilar Selante Blond, da Vegan do Brasil, que também só notificou a Anvisa.

Situação da Ozonteck

A Ozonteck também teve oito produtos suspensos, apesar de serem registrados, por alegarem atividade farmacológica. O advogado da empresa afirmou que estão em constante alinhamento com órgãos reguladores e atualizaram rótulos para maior clareza. Os produtos incluem:

  • Sabonete Líquido OX3 Ozonteck (todos os lotes)
  • Tônico Capilar Ozonizado Revita Tonic Ozonteck (todos)

Riscos à saúde

A Anvisa alerta que produtos sem registro não garantem qualidade ou segurança, podendo ser prejudiciais à saúde. A população pode denunciar a comercialização desses itens pela Ouvidoria da Anvisa ou pelo telefone 0800 642 9782.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: