Rede estadual avança na preparação de alunos para avaliação internacional

Lucas Fermin/SEED-PR

Iniciativa capacita estudantes para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)

Estudantes da rede estadual participam de projeto que visa prepará-los para o PISA.

Na noite desta quinta-feira (27), setenta estudantes da rede estadual de ensino foram premiados no projeto investigAÇÃO 2025, realizado no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), visa capacitar alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que acontecerá em maio.

O PISA, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é uma avaliação global que ocorre a cada três anos, analisando o desempenho de estudantes de 15 anos em diversos países, além de examinar fatores associados à aprendizagem. O investigAÇÃO preparou os alunos com aulas alinhadas à metodologia do PISA, que se distingue de outras avaliações, como o Saeb e o Enem, por apresentar situações-problema que exigem raciocínio crítico.

Os alunos foram divididos em equipes e incentivados a discutir desafios socioambientais, propor soluções tecnológicas e exercitar o pensamento científico. Os componentes curriculares abordados incluíram Biologia, Matemática e Língua Portuguesa. Aproximadamente 5 mil estudantes e 360 professores de cidades como Curitiba, Ponta Grossa, Jacarezinho, Guarapuava, Apucarana, Cascavel e Londrina participaram do programa.

A cerimônia de premiação reconheceu 270 estudantes em três categorias: “evolução” (quatro turmas), “projeto de lei” (dez equipes) e “aprendizagem” (dez turmas). As cidades premiadas incluíram Cascavel (42), Londrina (25), Apucarana (40) e Curitiba (70). O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou que os resultados superaram as expectativas e anunciou planos de ampliação do projeto para 2026, com foco especial em Matemática.

Renata Moura, coordenadora do Desafio Paraná da Seed-PR, ressaltou a importância das metodologias ativas e do trabalho colaborativo entre alunos e professores. Ela afirmou que as equipes apresentaram soluções inteligentes e contextualizadas, demonstrando a capacidade da juventude em analisar problemas reais. Kamahl Salin Carneiro de Oliveira, um dos estudantes, mencionou como seu projeto abordou questões ambientais e a importância de soluções sustentáveis.

Os alunos premiados foram reconhecidos com certificados, tablets, mochilas e camisetas. O investigAÇÃO 2025 contou com o apoio de empresas patrocinadoras, que contribuíram com mais de R$ 150 mil para a premiação, incluindo a entrega de 270 tablets e mochilas personalizadas. A Seed-PR mantém um edital aberto para captação de apoio institucional a projetos educacionais, visando fortalecer parcerias que impactem positivamente a aprendizagem.

O PISA é uma avaliação que, desde 2000, permite que o Brasil participe de um grupo crescente de países que utilizam os dados para melhorar a qualidade da educação. O exame analisa não apenas o desempenho em leitura, matemática e ciências, mas também explora domínios inovadores, como Resolução de Problemas e Letramento Financeiro.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Secom - Verão Maior - PI 46880
TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: