Prefeito se empenha na recuperação após tornado devastador
Prefeito pede apoio após tornado devastar Rio Bonito do Iguaçu e deixar mil desalojados.
Reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu: Apelo do prefeito
No último domingo (10), o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, fez um apelo aos moradores que perderam suas casas e empregos após o tornado que devastou o município, no Centro-Sul do Paraná. Ele enfatizou que sua prioridade é reconstruir a cidade e garantir que ninguém precise deixar o local por falta de condições. “Não quero que ninguém vá embora porque perdeu a casa ou o emprego. É o momento da gente estender a mão, porque é agora que eles mais precisam”, afirmou Bovino.
O tornado causou a morte de seis pessoas e deixou mil desalojadas ou desabrigadas. O prefeito destacou que, mesmo diante da tragédia, as equipes da prefeitura e voluntários já estão trabalhando na limpeza e remoção de entulhos, além de reparar os principais danos causados pelo fenômeno que destruiu moradias, escolas e prédios públicos. “A partir de amanhã, teremos um grande número de profissionais para a reforma, e vamos construir isso com o apoio do Crea. Carpinteiros, eletricistas e todos que puderem ser contratados nos procurem. Queremos dar trabalho fixo, além do trabalho voluntário”, destacou.
Mobilização e apoio do governo estadual
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, esteve presente no município neste domingo e, ao lado do prefeito, afirmou que o governo do Estado está mobilizado para acelerar a reconstrução. “Tem muita coisa para fazer, mas é um dia após o outro, com muita gente ajudando. Neste momento, é preciso de telha e forro. Rio Bonito vai se reerguer, e será rápido, mas com gestão. Não podemos perder tempo com burocracia”, ressaltou Guto Silva.
Ele adiantou que equipes da Cohapar chegam à cidade nesta segunda-feira (11) para auxiliar na recuperação das moradias. “A Cohapar vem aqui amanhã e há empresas doando unidades habitacionais e auxílio de até R$ 50 mil para as famílias. Todo mundo está machucado, fragilizado, mas é hora de ficar firme. Estamos retornando à normalidade”, completou.
Ações imediatas e planejamento
A força-tarefa montada pelo governo do Estado e pela prefeitura segue em ação para restabelecer o abastecimento, o transporte e o atendimento às famílias atingidas. O prefeito explicou que o município começa a se organizar para lidar com os próximos dias, quando os efeitos práticos da tragédia começam a pesar na rotina das famílias. “Amanhã cai a ficha. Onde vai meu filho na creche, onde está meu patrão? Precisamos planejar, porque todas as escolas estão destruídas”, disse Bovino.
Ele também informou que buscará parceria com Laranjeiras do Sul para alugar ônibus, já que da frota de 55 veículos, cerca de 10 estarão disponíveis. A situação requer um planejamento cuidadoso para garantir que a vida na cidade possa retornar ao normal o mais rápido possível.
Rio Bonito do Iguaçu tenta agora se reerguer do rastro de destruição deixado pelo tornado, apostando na solidariedade e no trabalho conjunto para reconstruir a cidade. O apoio da comunidade, do governo e de entidades será crucial para restaurar a normalidade e dar suporte às famílias afetadas.
Fonte: nossodia.com.br