Entenda como se tornar um instrutor autônomo de trânsito
Saiba como se tornar um instrutor autônomo de CNH e os requisitos necessários.
O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito. Esses profissionais poderão oferecer serviços de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola. A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro.
Capacitação e requisitos
Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico. Essa capacitação incluirá aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Haverá uma prova de avaliação, e os aprovados irão receber certificado de conclusão.
Registro e fiscalização
Após a formação, o instrutor deverá receber autorização do Detran para exercer a atividade. O nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista dos instrutores habilitados. As aulas devem ser informadas ao Detran da região, e o profissional será fiscalizado durante as atividades.
Impacto nas taxas
A proposta do governo federal visa modernizar o processo de obtenção da CNH, desobrigando o candidato de frequentar aulas em autoescola e criando a figura do instrutor autônomo. O custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em até 80%. Os exames teórico e prático continuarão obrigatórios para a emissão da CNH. Com informações da Agência Brasil.