A ex-atriz Rejane Schumann, de 74 anos, encontrada em situação de vulnerabilidade em seu apartamento em Porto Alegre, teve um dia de cuidados especiais graças à ajuda de voluntários. A ativista animal Deise Falci, que encontrou a ex-artista, compartilhou nas redes sociais o antes e depois da organização da residência de Rejane, além de levá-la para um dia de beleza em um salão.
Deise Falci relatou ter encontrado Rejane Schumann na calçada, conversando com uma nova voluntária, a psicóloga Ana Cerqueira Dorneles. A ativista expressou alegria ao constatar que a geladeira do apartamento estava funcionando. Segundo a ativista, há planos para que outros profissionais, incluindo uma neurologista, prestem assistência a Rejane, que apresenta sinais de demência, a exemplo do que ocorreu com seu irmão, já falecido.
As imagens divulgadas mostram a organização do apartamento e Rejane sendo atendida em um salão de beleza. Deise Falci comentou sobre as condições precárias do cabelo da ex-atriz, mencionando a sujeira, as pontas duplas e a falta de corte. A ativista destacou a desenvoltura de Rejane na conversa e a importância do momento de cuidado e atenção.
Antes da intervenção, Rejane Schumann vivia em condições insalubres, sem acesso a água, comida e luz, além de não tomar banho há meses e dormir em um colchão sujo. A situação foi descoberta após denúncias de mau cheiro e barulho de cães.
Após a repercussão do caso, uma sobrinha de Rejane Schumann foi localizada e se comprometeu a cuidar da tia. A familiar afirmou desconhecer as condições em que a ex-atriz vivia, já que estavam sem contato há anos. A sobrinha compareceu às autoridades e expressou sua intenção de assumir os cuidados com Rejane. A ex-artista aguardou em casa enquanto sua parente prestava depoimento.