Investimento de R$ 231 milhões para melhorias em 43,05 km de rodovia no Paraná
Contratação de obra para restaurar a PRC-466 entre Manoel Ribas e Pitanga totaliza R$ 231 milhões.
Contratação da obra de restauração da PRC-466 entre Manoel Ribas e Pitanga
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) formalizou a contratação da obra de restauração e ampliação da PRC-466, que conecta Manoel Ribas a Pitanga, com um investimento total de R$ 231.605.000,00. Essa obra abrange um trecho de 43,05 quilômetros e visa melhorar a infraestrutura viária da região Central do estado.
A ordem de serviço será emitida em breve, iniciando o processo com a elaboração do projeto executivo de engenharia. Este projeto terá um prazo de 180 dias para ser finalizado, e após sua aprovação, os trabalhos começarão, com duração prevista de 690 dias, ou seja, aproximadamente 23 meses.
Detalhes da obra e melhorias na rodovia
A obra começará no acesso à subestação de Furnas, localizado em Manoel Ribas, e seguirá até Pitanga, terminando no entroncamento com a PR-460. A restauração da pista existente será feita utilizando a técnica conhecida como whitetopping, onde o pavimento asfáltico atual servirá como base para um novo pavimento rígido de concreto. Além disso, serão implantadas faixas adicionais de tráfego nos segmentos críticos de ultrapassagem.
Está prevista a construção de um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas. A pista da PRC-466 será elevada, e o tráfego da PRC-487 passará por baixo, em duas trincheiras, permitindo uma troca eficiente entre as rodovias. Em Pitanga, um viaduto semelhante será construído, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, organizando o fluxo de tráfego local.
Melhorias adicionais e investimentos em rodovias
Além das obras principais, melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e na Comunidade de Barra Santa Salete estão previstas. A pavimentação de acessos regulamentados da rodovia também será realizada, juntamente com a implementação de um novo sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança viária.
Com esta nova contratação, já são cinco obras em andamento no eixo central de rodovias do Paraná. Entre Guarapuava e Pitanga, três obras de duplicação em concreto da PRC-466 estão em execução, totalizando R$ 947.765.505,97 para 84,04 quilômetros. Também foi contratada a ampliação e restauração da PRC-487 e PR-460, somando 51,51 km por R$ 267.800.000,00.
Com o total de investimentos nas cinco obras, o montante chega a R$ 1.447.170.505,97, abrangendo 178,61 km do eixo central. Novas licitações estão em andamento, incluindo a restauração e ampliação da PRC-466 entre Lidianópolis e Manoel Ribas, com uma proposta de R$ 558.590.000,00. Quando concluída essa licitação, o investimento total no eixo central superará R$ 2 bilhões.
O DER-Paraná, autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), continua a trabalhar em prol da melhoria das rodovias estaduais, visando segurança e eficiência no tráfego para todos os usuários.