A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Os contribuintes que enviaram a declaração já podem verificar se foram contemplados nesta etapa. A consulta está disponível no site oficial da Receita desde a última sexta-feira (22).
Um total de 1.884.035 contribuintes receberão a restituição neste lote, totalizando R$ 2.917.617.001,41. A restituição ocorre quando o valor do imposto pago ao longo do ano excede o valor devido, resultando na devolução do montante excedente ao contribuinte.
Para verificar se sua restituição foi liberada, siga estes passos simples: acesse o site da Receita Federal, selecione a opção “Meu Imposto de Renda”, clique em “Consultar a Restituição” e informe seu CPF e data de nascimento. Em seguida, marque a opção “Sou humano” e clique em “Consultar”.
Os pagamentos da restituição seguem uma ordem de prioridade. Primeiramente, são contemplados os contribuintes com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou portadores de moléstia grave, e contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix também têm prioridade. Os demais contribuintes são incluídos nos lotes seguintes.
Caso você não seja contemplado neste lote, não se preocupe. O quinto e último lote de restituição será pago no dia 30 de setembro. Se, mesmo após a liberação dos lotes, você não receber a restituição, é importante verificar a situação da sua declaração no sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC. “Na plataforma, o contribuinte pode verificar o motivo de não ter recebido a restituição”, informa a Receita Federal.
Dentre os motivos mais comuns para a não liberação da restituição estão: não inclusão no lote liberado, pendência na malha fina, existência de débitos a serem compensados ou informações bancárias incorretas. Certifique-se de que seus dados bancários estão corretos e acompanhe a situação da sua declaração para identificar e solucionar eventuais problemas.