Resultado da restauração da PRC-466 entre Lidianópolis e Manoel Ribas

DCIM128GOPROG0415189.JPGFoto: DER-PR

Obra visa restaurar e ampliar rodovia com investimento de mais de R$ 558 milhões

DER/PR confirma licitação para restaurar PRC-466 entre Lidianópolis e Manoel Ribas com investimento de R$ 558 milhões.

Restauração da PRC-466: um projeto ambicioso

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) confirmou o resultado final da licitação para a restauração da PRC-466, que conecta Lidianópolis a Manoel Ribas, no Vale do Ivaí, com uma extensão de 51,86 quilômetros. O consórcio vencedor, denominado Consórcio Construtor PR-466 – Porto Ubá, é formado pelas empresas Construtora Tripoloni Ltda. e Consol – Engenheiros Consultores Ltda. com uma proposta de R$ 558.590.000,00.

Próximas etapas do projeto

Com a homologação do resultado prevista para breve, o próximo passo envolve a formalização do contrato, que será publicado no Diário Oficial e no portal Compras Paraná. A obra terá início em Porto Ubá, passando por Jardim Alegre e Ivaiporã, até chegar a Manoel Ribas. A restauração será feita utilizando a técnica de whitetopping, que aproveita o pavimento existente de asfalto como base para o novo pavimento de concreto.

Melhoria na infraestrutura rodoviária

O projeto inclui não apenas a restauração da rodovia, mas também a duplicação de um trecho de 15,9 quilômetros e a criação de 17,18 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos. Além disso, serão construídos seis novos viadutos, sendo que um deles substituirá a rotatória com a Rua Mato Grosso em Lidianópolis. As melhorias visam aumentar a segurança e a fluidez do tráfego na região.

Detalhes importantes da obra

O edital da obra prevê ainda o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí em Porto Ubá. Essa estrutura terá 289,6 metros de extensão e contará com acostamentos e passeios para pedestres, além de novas barreiras de concreto. Outras melhorias incluem sinalização vertical e horizontal, um novo sistema de drenagem e iluminação rodoviária.

Prazo e regime de contratação

A licitação foi realizada sob o regime de Contratação Integrada, com um prazo total de 1.020 dias para a conclusão do projeto. Desse total, 300 dias serão destinados à elaboração do projeto básico e executivo de engenharia, enquanto 720 dias estarão reservados para a execução da obra. O DER-Paraná, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, é responsável pela supervisão do projeto.

Conclusão

A restauração da PRC-466 entre Lidianópolis e Manoel Ribas representa um investimento significativo em infraestrutura rodoviária no Paraná, com o objetivo de melhorar a segurança e a acessibilidade na região. Essa obra não apenas beneficiará os motoristas, mas também estimulará o desenvolvimento econômico local, refletindo a importância do investimento em estradas e outras infraestruturas essenciais.

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