Euroleague e EuroCup voltam a ser disputadas no país após conflitos
Competição de basquete na Europa retorna a Israel em 1º de dezembro após conflitos.
As principais competições europeias de basquete serão as primeiras a retornar a Israel desde os ataques de 7 de outubro de 2023. A Euroleague Basketball confirmou nesta terça-feira (21) que as partidas da Euroleague e da EuroCup voltarão a ser disputadas no país a partir de 1º de dezembro de 2023, após avanços em acordos de cessar-fogo e iniciativas de paz.
Impacto do retorno das competições
Desde outubro de 2023, clubes israelenses jogavam em sedes neutras devido ao conflito na Faixa de Gaza. Nesta temporada, Maccabi Tel Aviv e Hapoel Tel Aviv representam o país na Euroleague, enquanto o Hapoel Jerusalém disputa a EuroCup. “Após cuidadosa deliberação, os clubes da ECA concordaram em retomar os jogos em Israel a partir de 1º de dezembro de 2023. Até lá, continuaremos monitorando a situação e mantendo contato com autoridades locais e internacionais”, afirmou a Euroleague Basketball em nota.
Papel do esporte na paz
A organização destacou também o papel do esporte na promoção da paz e da união entre comunidades. “A Euroleague e seus clubes participantes recebem com otimismo o recente plano de paz e reafirmam sua crença no poder do basquete para aproximar pessoas por meio dos valores de respeito e solidariedade”, finalizou.
Situação atual
Apesar do cessar-fogo firmado há oito dias, Israel e o Hamas trocam acusações de violações do acordo, com novos episódios de violência e disputas sobre o retorno de corpos de reféns, envio de ajuda humanitária e reabertura de fronteiras.