Reunião discute criação de nova Vara da Fazenda Pública em Cascavel

Divulgação/Assessoria Parlamentar

Comitiva cobra melhorias no Judiciário para atender demanda crescente

Nesta segunda-feira (3), uma comitiva de Cascavel se reuniu com a presidente do TJPR para discutir a criação de uma nova Vara da Fazenda Pública no município.

Reunião discute a criação de nova Vara da Fazenda Pública em Cascavel

Nesta segunda-feira (3), uma comitiva de lideranças políticas e jurídicas de Cascavel esteve reunida em Curitiba, com a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargadora Lidia Maejima, para discutir a criação de uma nova Vara da Fazenda Pública no município. A proposta surgiu devido à alta demanda de processos, que atualmente ultrapassa 20 mil ações ativas, em um cenário de escassez de servidores.

Necessidade de uma nova Vara

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), enfatizou a urgência da situação: “Cascavel cresceu muito e, com mais de 20 mil processos em tramitação, há necessidade real de uma nova Vara da Fazenda Pública. Esse é um pleito justo, que une a classe política, o Judiciário e a OAB em defesa da celeridade da Justiça.” O deputado Gugu Bueno (PSD), 1º secretário da Assembleia, também destacou a importância da reunião para sensibilizar o Tribunal sobre a nova estrutura necessária.

Alta demanda de processos

O juiz responsável pela única Vara da Fazenda Pública em operação na cidade, Eduardo Villa Coimbra Campos, alertou sobre a sobrecarga que resulta em aproximadamente 3.500 processos por servidor. “Infelizmente, há um número insuficiente de servidores para lidar com essa demanda. Essa realidade é grave e já venho relatando ao Tribunal há um bom tempo”, comentou.

Apoio da comunidade jurídica

A presidente da OAB Subseção Cascavel, Silvia Massaro, reforçou que a reivindicação é antiga e que a criação da nova Vara é essencial para atender a demanda crescente. O prefeito Renato Silva também enfatizou a importância da união entre as instituições para solucionar o problema.
A desembargadora Lidia Maejima mostrou-se sensível ao pleito e determinou o início dos estudos de viabilidade para a nova Vara.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: