Reuniões do Comitê do Alto Ivaí e Fórum Paranaense discutem gestão da água

Eventos ocorrerão em outubro e novembro com foco em diretrizes e planos de bacias

Comitê do Alto Ivaí e Fórum Paranaense de Bacias Hidrográficas têm reuniões agendadas.

O sistema de gestão da água do Paraná terá duas reuniões nos próximos dias. O CBH do Alto Ivaí tem encontro no dia 31 de outubro, enquanto o Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas está previsto para 4 de novembro. Ambos os eventos ocorrerão às 9h, de forma remota, com transmissão pelo YouTube.

Atividades do Comitê do Alto Ivaí

A 11ª Reunião Ordinária do CBH Alto Ivaí ocorre no dia 31 de outubro, às 9h. Um dos principais itens da pauta é a formação de câmaras técnicas, instâncias do órgão responsável por analisar e tratar questões específicas e de natureza técnica, encaminhando posteriormente relatórios e pareceres para apreciação e aprovação pela plenária.
As câmaras técnicas são formadas por sete representantes, sendo um coordenador indicado pelo presidente do CBH e mais dois representantes de cada um dos três setores que compõem o comitê: Poder Público, Usuários de Recursos Hídricos e Sociedade Civil Organizada. A população pode acompanhar as deliberações por meio do canal dos Comitês de Bacias Hidrográficas no YouTube.

Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas

A 9ª Reunião Ordinária do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas será no dia 4 de novembro, às 9h. Na pauta, destacam-se informações sobre a elaboração e revisão dos Planos das Bacias Hidrográficas do Estado, além de informações importantes sobre o 3º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná.
O Fórum é a instância colegiada formada pelos comitês legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, composta pelos presidentes e vice-presidentes dos 12 comitês de bacias paranaenses.

Importância da Gestão da Água

Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, que contribuem para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos. Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos, essenciais para garantir o controle social da gestão das águas.

PUBLICIDADE

Relacionadas: