Riscos do lixo espacial em debate

Frame Stock Footage/Shutterstock

Especialistas discutem soluções para a crescente ameaça dos detritos em órbita terrestre

O Programa Olhar Espacial discute, nesta sexta-feira (31), os riscos do lixo espacial com especialistas do setor.

Nesta sexta-feira (31), o Programa Olhar Espacial discute os riscos do lixo espacial, um problema crescente devido ao aumento acelerado de objetos em órbita, como os satélites da Starlink, da SpaceX. Especialistas abordarão as consequências desses detritos, que somam mais de 36 mil fragmentos com mais de 10 centímetros, totalizando cerca de 11 mil toneladas de material em órbita.

O impacto do lixo espacial

Os resíduos orbitais, que incluem pedaços de foguetes e satélites inativos, representam um sério risco para as missões ativas e estações espaciais, tornando essencial o monitoramento constante. Com um satélite da Starlink reentrando na atmosfera todos os dias, a situação se torna cada vez mais crítica, exigindo soluções inovadoras para mitigar os perigos.

Especialistas em foco

O programa conta com a presença de Wagner José Corradi Barbosa, diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e Éder Martioli, pesquisador do LNA e associado ao Instituto de Astrofísica de Paris. Ambos trarão suas expertises e discutirão as melhores práticas para lidar com a ameaça do lixo espacial.

Conclusão

Não perca o programa e saiba como esses fragmentos ameaçam as comunicações e o futuro das atividades no espaço. O episódio é essencial para entender a gravidade da situação e as ações que podem ser tomadas para preservá-lo.

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: