Decisão foi tomada pela Prefeitura em razão do feriado da Consciência Negra
O rodízio de veículos em São Paulo está suspenso nesta sexta-feira devido ao feriado da Consciência Negra.
O rodízio de veículos em São Paulo está suspenso nesta sexta-feira (21) devido ao Dia da Consciência Negra, que foi celebrado na quinta-feira (20). Embora não seja um feriado oficial, a Prefeitura decidiu suspender a restrição para carros em função da expectativa de uma menor circulação de veículos na cidade durante o feriado prolongado.
Medidas de trânsito em vigor
Apesar da suspensão do rodízio para veículos leves, outras restrições seguem ativas. Isso inclui o rodízio para caminhões e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC). Além disso, a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) permanece em funcionamento. As faixas exclusivas para ônibus também não estão liberadas, visando garantir a fluidez do transporte público.
Contexto do Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficialmente criado em 2011. Porém, a data não era um feriado nacional até que, em 21 de dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que estabeleceu o feriado em todo o Brasil. A escolha desta data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, um importante ícone da luta contra a escravidão e pela liberdade dos negros no Brasil.
Feriados futuros e suas implicações
Além do Dia da Consciência Negra, outros feriados se aproximam, ambos caindo em quintas-feiras: o Natal, no dia 25 de dezembro, e o Ano Novo, em 1º de janeiro de 2026. As vésperas desses feriados, 24 e 31 de dezembro, terão ponto facultativo após as 13h, o que poderá impactar a rotina de trânsito na cidade.
Conclusão
A suspensão do rodízio de veículos em São Paulo nesta sexta-feira é uma medida que visa facilitar a movimentação na cidade durante um feriado prolongado. A administração municipal continua a monitorar a situação do trânsito e a implementar medidas conforme necessário para garantir a segurança e a fluidez nas vias da capital.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
Fonte: GettyImages